Notícias

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E RECURSO HÍDRICOS APRESENTA RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS NO ÚLTIMO TRIÊNIO

Data de Publicação: 01/02/2024

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E RECURSO HÍDRICOS APRESENTA RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS NO ÚLTIMO TRIÊNIO 

Os últimos anos foram marcado pelo crescimento da agricultura no município de Cristino Castro. Com o apoio da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos teve papel importante no fomento da agricultura do município. A pasta da Agricultura que tem a frente o ex-vereador Rai Santos.

A Secretaria preparou um balanço com as principais ações realizadas. Um dos primeiros marcos importantes foi a aquisição dos alimentos de pequeno agricultores locais para a merenda escolar por meio da compra direita.

Em abril de 2021 a secretaria municipal de Agricultura, Meio ambiente e Recursos Hídricos recebeu mudas nativas da região, por meio de parceria com a Universidade Federal do Piauí ( UFPI).

Ainda em 2021 a secretaria realizou em parceria com a secretaria municipal de Educação, a semana do meio ambiente, que teve como objetivo a conscientização da preservação ambiental.

E os avanços continuam, a pasta conquistou o selo "A" no ICMS Ecológico, selo muito importante que busca incentivar a adoção de práticas ambientalmente adequadas pelos municípios.

A equipe da agricultura não medindo esforços, em agosto de 2021 se reuniram para tratar sobre o programa "Cristino Castro Agro", com o objetivo de incentivar a ampliação da produção agrícola familiar. Além disso, sempre vem buscando investimentos para melhorar a produção agrícola do município.

Com o objetivo de conscientizar, a secretaria realizou ação sobre o dia da árvore em escolas municipais, contando com várias apresentações e dinâmicas.

No dia 26 de setembro de 2021 ocorreu a entrega da horta do Caps, através da Secretaria de Assistência Social. Ainda no mesmo ano, a secretaria realizou campanhas de conscientização de combate e prevenção de queimadas, além de campanhas de conscientização de animais soltos na rua.

2022 começou com muitos trabalhos. A secretaria recebeu mais de 400Kg de sementes de milhos e feijão, que foram distribuídas para os pequenos agricultores. No mesmo mês, foram realizados a distribuição de mudas de Caju. 

Trazendo mais oportunidade, a prefeitura municipal, através da secretaria de Agricultura ofertou em parceria com a empresa DREAM curso de operação de Máquinas Pesadas, assim os profissionais tiveram mais oportunidades no mercado de trabalho. 

E equipe da pasta participou em fevereiro de 2022 de treinamento do programa "Titula Brasil", que busca desenvolver e regularizar os assentamentos rurais no municípios. A capacitação foi realizada pelo INCRA.

Em março de 2022 foi realizado em parceria com o Senar o curso de 'Inseminação artificial de Bovinos' na comunidade Azevedo II.

Com objetivo de incentivar bons hábitos relacionados ao bem-estar, em maio de 2022 a secretaria promoveu a "1° edição da Trilha Ecológica" onde reuniu diversos ciclistas do município. 

Em alusão ao dia Mundial do Campo, foi realizado uma aula de campo com orientações sobre a preservação ambiental, com os discentes do Povoado Lagoa Grande.

Ainda em maio, acorreu a primeira edição do Cristino Castro Agro, onde teve exposição e venda de produtos da Agricultura familiar, artesanato, cultura, apresentações artísticas, palestras e shows. O evento reuniu centenas de pessoas e aqueceu a economia local. 

Com objetivo de atrair turistas, a pasta se reuniu em maio de 2022 no Parque Nacional da Serra das Confusões, assim, traçaram um roteiro estratégico na área turística. 

Em parceria com o Sebrae, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Agricultura realizou a 1° Feira do Produtor Rural, gerando assim, mais opção de renda para o produtor rural, através da venda direta, sem atravessadores, dos produtos produzidos na sua propriedade rural.

Já em novembro de 2023 a secretaria de agricultura distribuiu quase uma tonelada de sementes de milho feijão e fava para os produtores beneficiados pelo programa 'Hora de Plantar'. Também por meio do programa foram contempladas mais de 400 famílias por meio do beneficiamento de terras para o plantio agrícolas.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTINO CASTRO

CNPJ: 06.554.364/0001-08

  • Av. Marcos Parente - - Ouvidoria Municipal - -, S/N - Bairro: Centro - CEP: 64920-000 - Cristino Castro/PI
  • Telefone: (89)98106-0031
  • E-mail: prefeitura@cristinocastro.pi.gov.br